Neste segundo dia de Web Summit, em Lisboa, ninguém pode dizer que saiu de lá da mesma forma que entrou.
Muito mais do que novidades em tecnologia, demonstração de idéias para solucionar os problemas que afligem o mundo, e muito debate a respeito da proteção de nossos dados e privacidade, a Web Summit deste ano está se mostrando como um importante espaço para debate político e de segurança mundial.
Por meio de sua correspondente internacional, O Poder da Colaboração, empreendimento brasileiro fundado por Izabella Ceccato, está participando da edição de 2019, da Web Summit, em Lisboa, Portugal.
Tendo por objetivo fomentar o empreendedorismo, a inovação social e a colaboração, O Poder da Colaboração não poderia deixar de estar presente à maior conferência de tecnologia do mundo.
Dados são o novo petróleo, nas palavras de Brittany Kaiser
Neste 05/11/19, o clima se mostrou um pouco mais tenso quando Brittany Kaiser subiu ao palco da Altice Arena para falar do escândalo que denunciou em 2018, a respeito da prática da empresa Cambridge Analytica, e sobre a repercussão de tudo isto, inclusive em sua vida pessoal.
“Tem sido o pior ano e meio da minha vida”, resumiu Brittany Kaiser.
Na coletiva de imprensa que concedeu, disse: “Confrontar aquilo que ajudou a criar e passar a colaborar com legisladores, para proteger pessoas contra a influência em momentos eleitorais, tornou-se minha meta de vida”.
Em 2018, Kaiser denunciou as práticas da empresa Cambridge Analytica, cujo modelo de negócio ajudou a desenvolver.
A Cambridge Analytica utilizou 87 milhões de perfis do Facebook para influenciar eleições.
Após sua denúncia, Brittany deu várias entrevistas, protagonizou um documentário da Netflix sobre o tema – The Great Hack, além de escrever o livro Targeted.
Nesta sua “campanha” de vida, repete a frase que tem pautado as suas intervenções nos últimos meses. “Os dados são o novo petróleo, o melhor patrimônio da atualidade.
“Somos produtores desse bem e não temos acesso a este mercado de bilhões de dólares”.
Kaiser vai mais longe, garantindo que é necessário tomar medidas para os momentos eleitorais que se aproximam nos EUA, e no Reino Unido.
A famosa Wistleblower – toda pessoa que espontaneamente leva ao conhecimento de uma autoridade informações relevantes sobre um ilícito civil ou criminal, não deixou de acusar Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, acusando-o de ajudar nas práticas de influência política, quando decide não agir com exames minuciosos das mensagens veiculadas nos anúncios políticos.
Na mesma conferência de imprensa, Kaiser continuou a narrativa que tem tido desde o documentário que fez: “O mal está nas grandes empresas de tecnologia, principalmente na de Mark Zuckerberg.
Questionada por um jornalista brasileiro, a respeito da campanha do presidente Jair Bolsonaro, respondeu, em acusação: “Este mal a que me refiro, faz com que campanhas como a de Jair Bolsonaro tenham usados táticas parecidas com as que foram usadas na campanha de Donald Trump”.
Carros voadores da Uber? “Em 2023 serão feitos”
A Uber deseja ser a solução para a vida do dia a dia de todos
No palco central da Altice Arena, Manik Gupta, Chief Product Officer da Uber, fez questão de destacar em seu pronunciamento o fato de a Uber, nos últimos anos, ter desenvolvido várias opções de mobilidade, como as bicicletas JUMP e agora os patinetes. “Quando pensamos onde queremos ir nos próximos 10 anos, queremos que a Uber seja a solução para a vida do dia a dia”, explicou. Carros voadores da Uber? “Em 2023 serão feitos”
E a ambição da visionária companhia vai mais além.
Carros voadores da Uber? Sim!: “A Uber vai ter carros voadores. No próximo ano vamos ter um teste e em 2023 estará feito”, terminou o diretor de produto da Uber.
Questionado sobre serviços financeiros que a Uber poderia oferecer, Manik Gupta relembrou um debate que a empresa teve há alguns anos sobre a possibilidade de permitir que os usuários pagassem aos condutores em dinheiro vivo. “Foi uma grande discussão porque o objetivo da companhia é que o usuário tivesse a vida facilitada e fosse tudo mais rápido”, explicou.
No entanto, optaram por permitir essa opção de pagamento, em dinheiro. Hoje em dia, disse ele, “40% das nossas viagens são pagas em dinheiro. Quando temos uma empresa global, temos usuários diferentes e temos de pensar nas necessidades diferentes”, referiu, acrescentando que quase 30% dos milhões de motoristas da Uber “não tem uma conta bancária e isso pode ser um problema”.
O Brexit “não é a resposta para nada”.
Reunidos para tratar deste assunto que mobiliza não só cidadãos do Reino Unido, mas o mundo todo, Michael Barnier, responsável da União Europeia pelas negociações do Brexit, e Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico, falaram na Web Summit. A opinião foi unânime: o Brexit “não é a resposta para nada”.
Tony Blair foi claro: ”O problema do Brexit é que não é resposta para nada” e um segundo referendo “ainda é possível”.
Para o ex-primeiro-ministro britânico, os problemas do Reino Unido não se resolverão com a saída da União Europeia: “Em vez de nos concentrarmos nos problemas reais, ficamos a discutir apenas o Brexit. E quando terminarmos esta saga inacabável, vai estar tudo na mesma”, justificou.
Na visão de Barnier, o Brexit não é só sobre um divórcio entre a União Europeia e o Reino Unido. Há tantas outras consequências: é também construir uma nova parceria com o Reino Unido, uma nova parceria para a estabilidade do nosso continente”.
Ronaldo quer comprar um clube de futebol em Portugal, Ronaldinho quer levar um novo esporte ao mundo
Ronaldo e Ronaldinho – Campeões Brasileiros lotaram os auditórios da Web Summit
Houve muito interesse nos empreendimentos dos nossos famosos jogadores, apresentados no dia 05/11/19.
Questionado sobre seu interesse em comprar um time de futebol, Ronaldo, o camisa 9 da seleção brasileira, disse:
“Procurava um clube para comprar. Já tinha procurado em Inglaterra, na Segunda Divisão, claro, porque a Primeira era muito cara – e até a Segunda… Também procurei em Portugal e continuo à procura em Portugal. Mas um dia estava na Rússia e recebi um telefonema de alguém ligado ao Valladolid”, mencionou Ronaldo.
“A equipe estava na segunda divisão. O Valladolid era exatamente o que procurava, uma equipe com uma grande história, perto de Madrid, 90 anos de vida e com a dimensão certa. Decidi abraçar o projeto e estou feliz, mas aos fins de semana sofro muito e nunca sofri assim como jogador. Estamos nos saindo bem, temos de melhorar muito, mas estou bastante feliz com o clube”, declarou.
Nosso campeão, bem fora de forma, recebeu das mãos de Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, o Prêmio de Inovação no Esporte, que reconhece organizações/pessoas que incorporam, com sucesso.
Por sua vez, Ronaldinho Gaúcho ao ser chamado no auditório do Sports Trade, apareceu em um vídeo pedindo desculpas pela ausência (no caso, a segunda, pois na Web Summit do ano passado não veio por não ter autorização da justiça brasileira). Ocorre é que era uma brincadeira, pois, logo a seguir apareceu rodeado de seguranças e sob forte aplauso do público.
Ao lado de Viktor Huszar, húngaro que é co-fundador do Teqball, apresentou o o novo esporte que nasceu em um jardim entre amigos.
Ronaldinho, o embaixador do Teqball, mostrou-se “muito satisfeito com a nova vida”, e disse: Logo, logo todo o mundo vai jogar.
Entrar nos Jogos Olímpicos um dia? Espero que sim, está crescendo no mundo, e é algo muito gostoso, concluiu.
Depois de uma pequena exibição de Teqball numa mesa colocada no lado externo da Altice Arena, e após ter autografado uma bola, que chutou para a plateia, Ronaldinho também foi ao palco principal onde deixou sua mensagem de otimismo : “Desejo que todos tenham muita sorte nas suas escolhas. Está aqui um monte de gente cheia de ideias novas. Trabalhem muito, dediquem-se ao máximo e de preferência levem o máximo de alegria a todos”.
Estes foram apenas alguns dos inúmeros assuntos apresentados e debatidos neste que é o maior evento da nação portuguesa.
Em sua quarta edição, a Web Summit será realizada em Lisboa até o ano de 2028, para a alegria de empresários, cidadãos e governo.
Silvia Triboni – Correspondente de O Poder da Colaboração, e editora do Across Seven Seas
Parabéns pela matéria Silvia, você é uma excelente editora!!!
Muito obrigada Thiago! E você um excelente e criativo empresário, e advogado.