O turismo voltará ao normal? Há respostas para as aflições que viajantes e integrantes do ramo turístico estão a enfrentar nesta pandemia?
No segundo dia da Web Summit 2020 online, a executiva Gillian Tans Conselheira do Booking.com foi entrevistada por Feliz Solomon, jornalista do Wall Street Journal.
Viajante inveterada que sou, estive atente às suas palavras, uma vez que trataria das limitações e desafios atualmente existentes no mundo do turismo em face da pandemia e as medidas encontradas para amenizar seus impactos.
Para Gillian Tans, está claro que mesmo com a retomada gradual as dificuldades estão longe de acabar:
“os desafios ainda estão por aí e ainda há muito o que se fazer para melhorar”, disse Gillian.
Ela mencionou que houve avanço nos últimos meses e que há esperança para o futuro, mas que as transformações do turismo vão além das necessidades impostas pela pandemia.
Ao sair da crise do coronavírus, os profissionais do setor vão encontrar consumidores mais engajados e menos satisfeitos com “o lugar comum”
O turismo voltará ao normal? Após a vacina o turismo vai se recuperar completamente? As medidas de distanciamento asseguram a volta das viagens?
A estas e outras aflitivas perguntas atualmente feitas por turistas e todos os envolvidos no ramo das viagens Tans ofereceu a mesma resposta:
“não é possível mensurar, pois cada país está em um estágio de recuperação e as coisas podem mudar rapidamente.”
Tendências
Às incertezas Gillian soube destacar alternativas para o setor.
Segundo ela, já foram registradas as novas tendências e exigências dos consumidores:
Durante a pandemia, a Booking.com registrou que pelo menos 1/3 dos usuários da plataforma pesquisou destinos para fazer o isolamento social e trabalhar de maneira remota em outro lugar que não a própria casa.
Por fim, ela explica ainda que para a retomada plena do turismo, as pessoas precisam se sentir seguras, o que não vai acontecer antes de uma vacina efetiva.
“por causa da pandemia as pessoas estão ainda mais cuidadosas, então as preocupações com a saúde e escolhas sustentáveis tendem a se expandir entre os consumidores”, conclui.
Ela acredita ainda que há um grande interesse dos governos em retomarem as atividades do turismo e alguns países já estão agindo neste sentido.
“Problemas globais requerem soluções globais”, ela explicou. “É muito importante que os governos estimulem as viagens e entendam as necessidades das pessoas e das companhias”, acrescentou.
Saiba mais da Web Summit neste post onde falo da maior conferência de tecnologia do mundo, e conto sobre as edições de 2019 e 2018 das quais participei como repórter.
Obrigada!
Silvia Triboni, editora e produtora de conteúdo em longevidade e turismo direto da Web Summit 2020
https://www.youtube.com/channel/UC_S8jc-d8tPkCIcizYdBrwA?view_as=subscriber
Trackbacks/Pingbacks