Rotorua – entre geyseres e vapores vulcânicos
Aprofundado conhecimentos sobre a cultura Maori
No centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, Rotorua encontra-se na Zona Vulcânica de Taupo, área de montanhas, lagos, florestas e uma paisagem que em toda parte carrega o traço de atividades geológicas intensas.
Distante apenas 230 km de Auckland, sua região geotermal oferece atrações para todos os públicos. Se você gosta de aventuras, hiking, mountain-biking e aventuras aquáticas, lá elas estarão a sua disposição. Mas se prefere saber mais sobre a cultura Neozelandesa, poderá assistir performances culturais que acontecem nos centros de cultura Maori, uma vez que Rotorua é considerada o coração Maori do país.
Aqueles com maior interesse em ver e sentir como a energia emanada do centro de nosso planeta se manifesta, poderá ver o borbulhar das piscinas de lama, as fumegantes piscinas de enxofre, ou presenciar os espetaculares geyseres expelindo seus gases a mais 30 m de altura.
Costumam dizer por lá que “primeiro cheiramos Rotorua antes de vê-la”. E não é que é verdade! As áreas em que verte a fervente água mineral sulfurosa estão por toda a parte da cidade, sendo possível ver poços fumegantes nos quintais das casas ou em espaços públicos. É algo único! Já maravilhada por aquele lugar, minhas emoções estavam apenas começando. Veja o vídeo!
- Wakarewarewa Thermal Reserve – Te Puia.
Adentrei às atividades culturais Maori visitando a Wakarewarewa Thermal Reserve, também conhecida como Te Puia.
Uma das maiores atrações da cidade, combina maravilhas termais com a tradicional cultura Maori de artes e artesanato.
Este lar Maori tem recebido turistas por mais de um século, e fornece um especial passeio guiado por suas piscinas borbulhantes, geyseres, área de proteção da icônica ave Neozelandesa, o Kiwi, além de empolgantes performances culturais Maori.
- Hangi Lunch
Na ReservaTe Puia degustei o típico almoço Maori, chamado Hangi Lunch. A refeição inclui carnes, como frango e carne com kumara (batata-doce) legumes e molho com o famoso pudim cozido no vapor.
As atrações que Rotorua nos oferece são muitas. Estive naquela cidade em maio de 2018, por apenas um dia e foi pouco. Recomendo passar, pelo menos, uma noite na cidade e aproveitar tudo o que há por lá, inclusive seus spas e banhos medicinais.
Contratei o day-tour para Rotorua com a empresa Flexitours e tudo correu muito bem. Ademais, o passeio incluiu visita a Waitomo Caves, outra atração espetacular da Nova Zelândia. Escreverei a respeito.
Obrigada pela visita!
Lugar bonito heim. Quero conhecer um dia!
Vai adorar!
Maravilhoso passeio. Suas dicas são muito boas. Junho lá vou eu para Auckland!!!
Francisca, conte comigo para o que precisar sobre Auckland. Beijo!